As doenças orais, como as cáries e doenças nas gengivas, atingem mais de metade da população portuguesa. Assim, para promover a saúde oral, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO), cuja vertente mais visível é o cheque-dentista.
Os cheques-dentista são guias que dão acesso a um conjunto de cuidados de medicina dentária. Abrange diversas áreas como prevenção, diagnóstico e tratamento.
As populações abrangidas pelos cheques-dentista são:
As crianças em idade escolar terão acesso aos cheques-dentista através da escola. Para as crianças com idades intermédias, terá que ser o médico de família a fazer a atribuição, caso considere necessário.
Nos restantes casos, deve agendar uma consulta no seu centro de saúde, pois apenas o médico de família pode analisar a necessidade de encaminhamento para usufruir deste benefício. O cheque-dentista poderá ser entregue no centro de saúde ou ser enviado por correio para a sua morada.
O cheque-dentista pode ser utilizado em qualquer clínica ou consultório privado aderente ao Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO).
Entre em contacto com a Vaz Saúde, pois acreditamos na promoção da saúde oral e disponibilizamos atendimentos de Medicina Dentária em parceria com este programa. Aproveite este benefício e agende a sua consulta.