“Money and success don’t change people; they merely amplify what is already there.” – Will Smith
A dúvida é comum. A partir de que idade se deve ir pela primeira vez ao ginecologista?
Um dos cuidados essenciais para a saúde feminina é a ida regular ao ginecologista, de forma a detetar doenças e problemas futuros que possam surgir. A primeira consulta ginecológica deve ser marcada entre os 10 e os 13 anos, antes da primeira menstruação ou logo após, para que seja feito um exame ginecológico.
Este atendimento deverá servir também para tirar dúvidas frequentes que surgem durante a puberdade, que podem ser respondidas de forma correta, de acordo com a formação do ginecologista e que os pais poderão não ter a capacidade de responder.
Esse momento é ideal para tirar dúvidas que são bastante frequentes durante a puberdade, mas que as pré-adolescentes têm vergonha de perguntar aos pais ou, até mesmo, que os próprios pais não sabem responder da melhor forma.
Uma consulta com o ginecologista deve ser marcada o quanto antes se notar dor aguda na zona pélvica, dores menstruais fortes e intensas, períodos irregulares mais de dois anos após o início da menstruação, dor na zona vaginal, ou inchaço, ardor ou fluxo anormal ou sangue na urina.
Contudo, e apesar de ser importante esta primeira ida ao ginecologista, esta não deve ser forçada, pois muitas jovens podem-se sentir inseguras. Deve então respeitar-se a sua vontade esperar para quando estiverem confortáveis ou logo que tenham maturidade para isso.
Etiquetas:
A Clínica Médico-Dentária Vaz Saúde iniciou a sua atividade em 2014, constituída por profissionais na área de Medicina Dentária, com especializações em Cirurgia Oral Avançada, Dentisteria Estética, Reabilitação Oral, Implantologia e Ortodontia, e na área de Nutrição.